terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Replantio e primeira poda

Após um longo período sem postagem, retorno ao Blog com este post, que acredito ser bastante útil aos cultivadores de Adenium.


Bem, vamos ao assunto que interessa!

As mudas, após a germinação, ficam cerca de 3 meses em vasos coletivos até que chega o momento do replantio para vasos individuais, efetuando-se (preferencialmente) a primeira poda dos ramos.

Vasos coletivos com plantas de diferentes idades

O tamanho ideal das mudas e serem replantadas deve ser de aproximadamente 8-10 cm, ou quando elas já tiverem cerca de 12-15 folhas.

Mudas em tamanho adequado para o replantio. Algumas ramificam-se espontaneamente.

Coletivos com mudas prontas para serem replantadas.


Mudas já desenvasadas e prontas para receberem as podas.


Aspecto das raízes das mudas. Crescendo em apenas uma direção, ausência de ramificações, a poda da raiz principal, mesmo sendo uma ação invasiva para a planta, permite que, futuramente, possamos fazer formatos diversos nas raízes (ver post anterior - Formatos possíveis de se fazer nos Adenium).



O vaso que receberá as plantas, deve ser de tamanho proporcional. Vasos muito grandes  ficam com o substrato encharcado por longo período de tempo, podendo prejudicar o desenvolvimento das raízes, com a proliferação de fungos, por exemplo.


Os vasos utilizados para plantas neste estágio, devem ter aproximadamente esta profundidade.  Neste replantio, não utilizei brita no fundo do vaso para auxiliar na drenagem do substrato.


 Agora, um item fundamental: O substrato.
Utilizo com êxito a mistura de areia fina e terra vegetal na proporção de 1:1, ou seja, uma parte de areia para uma de terra vegetal.
À esquerda areia fina e à direita, terra vegetal.


Mistura preparada e colocada nos vasos.



 Com uma tesoura devidamente limpa e desinfetada (em fogo), pode-se proceder a poda do ápice da planta e também da raiz principal.


Esta foto ilustra os locais da poda, recomenda-se deixar cerca de 6 folhas. Os brotos virão pelas axilas foliares, já que a poda do ápice induzirá a brotação.

Planta após receber a poda do ápice e da raiz principal.
As plantas podadas poderão ser replantadas logo em seguida em seus vasos individuais.




Replantio concluído.



 Após o replantio, recomenda-se aplicar fungicida (de contato ou sistêmico). em toda a planta e também diretamente no substrato. Isso ajudará na prevenção de problemas relacionados aos fungos.

Além disso, as plantas deverão permanecer em local um pouco sombreado até que suas raízes se restabeleçam. 
Após o restabelecimento é que são recomendadas as adubações; assunto que tratarei num próximo post, quando essas plantas utilizadas para ilustrar a postagem já estejam maiores.

Obs.: As plantas das fotos são originárias de um cruzamento que fiz no início do ano passado (2011). O replantio foi feito em 22/02/2012.

Quaisquer dúvidas e sugestões, me escrevam!

Abraços, e até a próxima ;)
Eric Kataoka

19 comentários:

  1. Ola Eric, parabens pelo Blog e pelas informacoes! Tambem cultivo Adenium, e estou a procura de informações ou uma sugestão em relação ao fertilizante. Voce conhece osmocote? Estou pensando em utiliza-lo mas nao conheco ninguem que utilize para comentar sobre isso. Se puder me ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisa!
      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Já experimentei utilizar o Osmocote nos Adenium, mas a liberação do adubo é bastante lenta. Na minha experiência, concluí que não é apropriado, ao menos em meu cultivo. Utilizo adubação química, granulada (N-P-K 10-10-10). Adubo geralmente a cada 30 dias.

      Abraços,
      Eric

      Excluir
  2. ola.....comecei a cultivar adenium agora e nao entendo porque minhas plantas sao finas e as suas sao tao gordinhas por favor me responda......abrços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Flavia.

      Vários fatores podem influenciar no aspecto vegetativo da planta. Em geral, plantas que crescem sob condição de pouco luz, apresenta crescimento estiolado (muito magrela). Minhas plantas ficam em local com bastante insolação todos os dias, e já noto, há um tempo, que é assim que elas ficarão bem gordinhas.

      Obrigado pelo comentário.
      Eric

      Excluir
  3. Ola Eric, obrigada pela resposta! Eu ja utilizei o npk granulado e tambem o peters diluido, mas ainda tenho problemas quanto a nutrição da planta, vou experimentar o osmocote 15-9-12 que tem muitos micronutrientes, espero ter um bom resultado. Tambem gostaria de saber se voce ja usou o Superthrive, dizem que é excelente. Como pode perceber tenho muitas duvidas e não tenho com quem compartilhar..rs..
    Em relação as suas sementes? Pela sua sementeira voce adquiriu sementes frescas, eu ja tive quase 100% de germinacao em uma comprinha que fiz pela internet, e em outro caso perdi todas, creio que por serem velhas ou inferteis. Voce teria alguma sugestao para compra de sementes? Obrigada e mais uma vez parabens pelo Blog!

    ResponderExcluir
  4. Eric, eu cultivo adeniuma mais ou menos 1 ano só recentemente tive a floração de uma delas. quanto tempo demora a floração? o que fazer para estimular a sua floração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex,
      Em geral, sob condições ideias de cultivo, eu já obtive florações de plantas com cerca de oito meses de idade. Isso dependerá de diversos fatores como estado nutricional da planta, subespécie de Adenium, variedade entre outros. O que eu recomendo é: cultive em local com boa iluminação - isso significa local ensolarado por boa parte do dia; água não pode faltar em dias muito quentes; adubação como o recomendado no post supre as necessidades dos Adenium.
      Sobre estimular floração, não tem muito o que ser feito, seguindo o que sugeri, vc deve ter plantas florescendo durante o ano. Entretanto, não espere que elas vão florir em plenitude durante o outono/inverno. A primavera é quando obtemos as melhores florações.
      Abraços!

      Excluir
  5. Bom dia vc sabe como eu consigo comprar sementes de adenium importada da tailandia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.siamadenium.com/

      Muito bom, eu recomendo

      gilson_eduardo@hotmail.com

      Me diga os resultados, comigo foi ótimo.

      Excluir
    2. Olá!

      Ainda não consegui separar um tempo para ler sobre todas as exigências para a importação de sementes. Aparentemente, você pode sim importá-las, desde que com registros junto ao Ministério da Agricultura. O site indicado pelo Gilson parece ser uma boa! Eles têm variedades incríveis de Adenium.
      Qualquer avanço neste sentido eu pretendo postar aqui!
      Abraços

      Excluir
  6. Obrigado pelas dicas. são ótimas.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Muito obrigado!
      Saber que os leitores tiram bom proveito do que posto é gratificante!
      Abraços

      Excluir
  8. Olá, há dois dias adquiri uma flor do deserto e para mim é uma novidade, pois, nunca tinha visto nem ouvido falar nesta planta. Mas estou apaixonada pela sua beleza e agora estou pesquisando mt sobre o seu cultivo. E gostaria de umas dicas sua para continuar cultivando e deixando-a sempre linda. Minha primeira pergunta é sobre o vaso. Eu comprei-a no vaso de plástico, porém quero fazer o transplante para um de barro, mas acho que vai precisar um pouco mais de substrato. O que coloco para completar? terra? pó de coco? devo adubar tb na hora do transplate? qual o adubo? químico? ou orgânico? e as regas como devem ser executadas sempre quando o solo estiver seco? posso deixá-la sempre em pleno sol? Peç-lhe estas orientações para que minha flor do deserto continue linda igual qndo eu comprei. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrezza!
      Desculpe a demora na resposta!
      Você pode perfeitamente replantá-la em vaso de barro, em substrato semelhante ao indicado para o replantio. Apenas atente ao fato de que as regas serão mais frequentes em vaso de barro comparado ao vaso de plástico. Regar sempre quando o solo secar. Em dias muito quentes, as regas são mais frequentes. Quanto à adubação, eu utilizo adubo químico NPK 10-10-10 ou equivalente.
      Abraços

      Excluir
  9. Bem legais suas dicas Eric.
    Como anda o cultivo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e visita!
      No momento o cultivo está sob responsabilidade de minha mãe, já que estou em intercâmbio.
      Logo pretendo atualizar o blog com informações novas.
      Abraços!

      Excluir
  10. Depois da poda da raiz e replantio, como deve ser a rega do solo ??? E o substrato que uso e pó de coco, casca de pinos carvão e humos de minhocas , tbm gostaria de saber se pode tbm realizar o plantio depois da poda da raiz neste solo.
    agradeço pela atenção .

    ResponderExcluir