terça-feira, 11 de outubro de 2011

Modo de plantio das sementes

Para o segundo post do Blog resolvi trazer um passo-a-passo de plantio das sementes, que remete justamente a maneira como tive contato com os Adenium.

Primeiramente, a escolha do vaso para o plantio é essencial. Deve-se optar por recipientes não muito fundos; o ideal são os vasos do tipo 'bandeja'.

 Aqui em minha região conheço como Jardineira, serve muito bem ao propósito. Repare que o fundo está furado para permitir o escoamento de água.
Vasos não muito profundos.

Vale ressaltar que o plantio das sementes individualmente em potinhos de Iogurte e similares não é aconselhável, por motivos que explicarei adiante.

Escolhido o vaso, o próximo passo é completá-lo... mas com o quê?
O substrato ideal é aquele que permite rápida drenagem da água, algo como um pote furado, ao ser molhado, a água deve fluir imediatamente para baixo e sair do vaso.
Utilizo com sucesso uma mistura de terra "vegetal" (não concordo muito com esse termo, mas é como se encontra nas lojas) com areia de construção fina e fibras de coco ou casca de Pinus triturada (na ausência de um desses, pode-se usar a mistura terra+areia sem prejuízo algum). Faço da seguinte maneira, 2 partes de terra para 1 parte de areia, revolvendo e homogeneizando muito bem, por último misturo a casca de Pinus triturada.

 Mistura terra + areia fina já colocada no vaso. Repare que não se deve encher até a 'boca'. Dois dedos abaixo da borda é recomendado.

 Casca de Pinus triturada.

Mistura pronta para receber as sementes.

Finalizado o processo todo, molhe com o auxílio de um regador. A superfície deve ser levemente revolvida para permitir aeração adequada.

Recomendo realizar os procedimentos descritos e deixá-lo aguardando.

Nesse período, coloque as sementes em água por 2 a 4 horas para que hidratem e maximize as chances de germinação.

Como plantei diversas variedades de uma só vez, utilizei essa forma de gelo numerada em cada cavidade com a respectiva variedade. Não é recomendável ultrapassar o tempo de hidratação por mais que 4 horas, pois a perda da capacidade de germinação é bastante acentuada.

Decorrido o período de hidratação, é hora de semeá-las.
Pegue uma por uma e apenas acomode a semente na superfície do substrato (terra). Não enterre a semente, pois assim ela não germinará.

 Sementes acomodadas e divididas por variedade semeada.

Para ocorrer a germinação, uma técnica muito utilizada é cobrir o vaso com filme plástico, deixando-o bem vedado. Aqueles para alimentos são ideais. Esse procedimento permite que a água que está contida no substrato não se perca por evaporação, criando uma atmosfera propícia à germinação. Num recipiente individual, essa atmosfera de umidade é reduzida, portanto, plantio em bandeja coletivas apresentam resultados satisfatórios.

O uso de fungicida nessa fase de semeadura é recomendado, entretanto obtenho germinação de 100% mesmo sem empregá-los.
Para tal, é FUNDAMENTAL levar em conta a estação do ano!
Semeaduras feitas no outono e inverno apresentam desenvolvimento lento das plantinhas recém germinadas. Portanto, semeaduras devem ser feitas na primavera e verão. A menos que possua estufas que permitam controle de temperatura.

 Após 3 a 5 dias, as primeiras sementes começam a germinar. O filme plástico deve ser mantido até que as plantas comecem a tocá-lo. É muito comum que algumas sementes demorem mais de 5 dias para germinar, por isso é recomendável manter o plástico até que se obtenha uma germinação homogênea.

 Estas plantinhas estão com aproximadamente 6 dias após a germinação, o crescimento é relativamente rápido e o primeiro replantio deve ser realizado assim que elas completarem 3 meses, aproximadamente (esse período é bastante variável).

Modo de replantio e primeira poda serão tratados numa futura postagem.
Espero ter sido claro.
Abraços

11 comentários:

  1. Parabéns Eric, achei excelente seu passo a passo para o cultivo de Adenium, brigadão. Abç

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Willy.
    Fico feliz em ajudar, qualquer coisa é só falar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Eric! tudo muito bem exposto.
    Fico aguardando as dicas de replantio e 1ª poda.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amélia, muito obrigado!
      Estou ausente do blog, por diversos motivos... mas acredito que logo mais em Março postarei muitas fotos e dicas!!
      As mudinhas das quais farei as fotos da primeira poda e replantio estão crescendo!!
      AGUARDEM!

      Excluir
  4. ganhei semente da rosa do deserto, sera que posso plantar ela agora no inverno, sou de londrina -pr, e aqui esta muito frio, ou é melhor esperar a primavera chegar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa mais da resposta, as minhas sementes morreuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

      Excluir
    2. Sinto muito pelo ocorrido!
      Peço desculpas pela demora e ausência.
      A semeadura deve ser feita preferencialmente na primavera sim. Entretanto, como infelizmente ocorreu com você, a viabilidade pode diminuir consideravelmente com o passar do tempo. Para o plantio durante as estações frias, um sistema de mini-estufa deve ajudar, porém não fiz nenhum experimento neste sentido para poder lhe dar dicas mais acuradas.
      Desculpas novamente,
      Abraços

      Excluir
  5. Estou apaixonada por estas plantas, você vende sementes ? como consegui-las ?? Muito obrigada por este blog, adorei ! Parabéns pelo seu trabalho !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      No momento não disponho de sementes.
      Para falar a verdade, estou um pouco desatualizado em relação aos fornecedores de sementes. Conheço alguns e posso te indicar. Poderia me escrever cobrando os contatos? (meu email: ericadenium@gmail.com)
      Abraços

      Excluir
  6. estou a procura de sementes, podem me indicar?

    ResponderExcluir
  7. estou a procura de sementes, podem me indicar?

    ResponderExcluir