segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Descrição da espécie

Adenium obesum, conhecida popularmente como Rosa-do-Deserto é uma planta da família Apocynaceae, apresenta caule suculento (armazena água e nutrientes) e escultural e produz florações exuberantes.
Sua ocorrência se dá em regiões de clima quente e árido/semi-árido como a Península Arábica e Sul da África.

Existem diversas espécies como: Adenium swazicum; Adenium boehmianum; Adenium arabicum; Adenium multiflorum; Adenium crispum e Adenium obesum (espécie mais difundida em cultivo pelo mundo).
Com cruzamentos entre essas espécies, obtém-se diversos híbridos muito apreciados por qualquer um que tenha afinidade por plantas ornamentais.
Seu cultivo requer solo muito bem drenado, temperatura elevada e exposição direta ao Sol. No quesito regas, deve-se atentar para que não fique encharcada nem seca por longos períodos, podendo trazer sérios danos ao seu sistema radicular.
Sua reprodução é feita através de estaquia ou polinização manual, sendo uma técnica de relativa dificuldade para iniciantes, pois as estruturas masculinas e femininas das flores são diminutas. Hoje existem pessoas que importam sementes e vendem a bons preços aqui no Brasil. Essa é uma forma barata e interessante para quem gosta de ver suas plantas crescendo e se desenvolvendo. Podas dos galhos e raízes trazem composições esculturais ao caule dessas plantas, agregando valor e harmonia ao conjunto parte vegetativa-flores.

Este Blog foi criado com o intuito de expor minhas plantas e trazer/trocar informações e dicas de cultivo àqueles que acabaram de iniciar, estão pensando em ou já possuem alguma experiência.

No decorrer do tempo, postarei fotos juntamente com informações a respeito. Vale a pena ficar de olho!

6 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, pelas ilustrações e pela didática acessível muito bem empregada. Já é com toda certeza um dos blogs da minha preferência, dá gosto de se ver e vontade de voltar pra ver as novidades. Carinho, dedicação e bom gosto são algumas das marcas fortes deste trabalho, mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela visita, primeiramente, e pelos elogios também! Sinto-me motivado por isso!
    Agradeço novamente, farei o máximo para trazer o que souber para compartilhar!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Eric, realmente o seu blog está muito lindo, bem elaborado e de fácil entendimento.
    Com certeza voltarei mais vezes..
    Bom saber que estuda em minha cidade - São Carlos, adoro minha cidade e espero que você esteja gostando também..
    Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lianil!

    Obrigado pela visita!

    Apenas um adendo... estudo na UFSCar campus Sorocaba-SP. Minha falha... rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. onde posso encontrar essas sementes, moro em pernambuco.

    ResponderExcluir
  6. estou cultivando algumas especies, n conheço o nome delas mais sao lindas.amei as suas e gostaria de adquirir as sementes.zilda de caruaru pe

    ResponderExcluir